REPOSITOR HIDROELETROLÍTICO

 

Com a prática de atividades físicas, o organismo humano se aquece pelas reações químicas, elevando a temperatura do corpo. Para diminuir a temperatura e voltar a uma condição de equilíbrio, o corpo transpira. A evaporação do suor elimina parte do calor, mas carrega consigo substâncias importantes, como água e sais minerais. De acordo com a quantidade de suor eliminado pode ocorrer a desidratação.
Para que não ocorra a desidratação e, consequentemente, a perda de rendimento durante uma atividade física, o organismo precisa ser reidratado, para que tenha um equilíbrio adequado, proporcionando assim, a recuperação do indivíduo, dando-lhe condições para continuar a atividade com um menor desgaste físico.
Essa reposição de líquido pode ser feita com várias bebidas, como água, suco de frutas, água de coco, refrigerantes, repositor hidroeletrolítico (isotônico), mas, para que o volume de líquido corporal seja mantido dentro dos limites normais, é preciso que haja um balanço entre, a ingestão e a eliminação de líquido.
Portanto, a determinação da quantidade correta de ingestão de líquidos para um indivíduo, proporciona a ele uma maior segurança tanto com relação a não deixá-lo desidratado, quanto hidratá-lo além do necessário, o que poderia acarretar um mal estar a esse indivíduo durante a prática de atividade física.
O aumento do consumo de produtos voltados para praticantes de atividade física, em substituição a alimentos como leite, água, suco etc, e a necessidade de orientações precisas quanto à suplementação alimentar das pessoas que praticam atividade física, fizeram com que o Ministério da Saúde publicasse, em março de 98, regulamentação específica que define critérios para Alimentos para Praticantes de Atividade Física, dentre eles, repositores hidroeletrolíticos.
Baseado nisso, o Inmetro, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, realizou uma análise em 06 marcas de repositores, verificando a tendência da conformidade desses produtos em relação às seguintes características: rotulagem, microbiológicas, organolépticas e físico-químicas.