Suplemento vitamínico pode reduzir os efeitos da doença de  Alzheimer.                                                                                            

Suplementos vitamínicos antioxidantes, particularmente as vitaminas E e C, podem proteger o envelhecimento do cérebro contra danos associados com as mudanças patológicas da doença de Alzheirmer, segundo um estudo conduzido pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e outras instituições. Os pesquisadores acreditam que suplementos vitamínicos antioxidantes podem ser uma estratégia de prevenção ideal para a nossa população idosa, pois eles são relativamente não tóxicos e são considerados como tendo extensos benefícios à saúde.
Peter P. Zandi, PhD, principal autor do estudo e professor assistente do School's Department of Mental Health, disse: "Esses resultados são extremamente estimulantes. Nosso estudo sugere que o uso regular de vitamina E em doses suplementares nutricionais, especialmente em combinação com a vitamina C, pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer."
Os pesquisadores examinaram dados do Cache County Study, que é uma grande investigação baseada em população sobre a prevalência e incidência da doença de Alzheimer e outras demências. Residentes com idade de 65 anos ou mais foram avaliados em 1996-1997 e novamente em 1998-2000. No primeiro contato foi perguntado aos participantes do estudo sobre o uso de vitamina. Os pesquisadores então compararam os riscos subsequentes de desenvolvimento da doença de Alzheimer ao longo do intervalo do estudo entre os usuários do suplemento e os não-usuários para chegarem a suas conclusões. Aproximadamente 17% dos participantes do estudo reportaram tomar o suplemento vitamínico E ou C. Esses indivíduos eram na maioria das vezes mulheres, jovens, com melhor instrução e reportaram saúde geral melhor quando comparados a não-usuários de suplemento. Além do mais, entre os que tomaram suplementos vitamínicos, 20% dos participantes estudados usaram multivitaminas, mas sem uma alta dosagem de vitamina E ou C.
Os pesquisadores descobriram uma tendência entre a redução da doença de Alzheimer com uma combinação de suplementos de vitamina E e C, mesmo após controle de idade, sexo, educação e saúde em geral. Porém, não houve redução notável no risco da doença de Alzheimer com a vitamina E e C sozinhas ou com as multivitaminas. Multivitaminas contém tipicamente a quantidade diária recomendada de vitamina E (22 UI ou 15 mg) e vitamina C (75-90 mg), enquanto os suplementos individuais contém doses superiores a 1.000 UI de vitamina E e 500 - 1.000 mg ou mais de vitamina C.
Os pesquisadores explicaram que o uso de vitaminas E e C pode oferecer proteção contra a doença de Alzheimer quando ministrados juntos em altas doses disponíveis em suplementos individuais. Além do mais, deve existir algum efeito protetor da vitamina E quando ela é combinada com baixas doses de vitamina C encontradas em multivitamínicos. Dr. Zandi disse, " Um estudo estatístico futuro é necessário antes de conclusões firmes sobre os efeitos protetores desses antioxidantes.